El Niño deve provocar temporais e ondas de calor no meio do ano

Temporais severos e ondas de calor intensas e frequentes em diversas regiões do interior do Brasil. Esses são os efeitos do El Niño, fenômeno climático que deve atingir o país no meio do ano, segundo a Climatempo. Decorrente do aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico equatorial, o El Niño deixa o ar mais quente e faz com que a chuva ocorra de forma irregular na maior parte do território nacional. Ao mesmo tempo, aumenta as chuvas no Rio Grande do Sul e reduz no extremo norte brasileiro, deixando a Amazônia e Nordeste mais propensos à seca severa.

Em Mato Grosso do Sul, a previsão é de intensificação de ocorrências de incêndios florestais nos biomas do estado, especialmente, no Pantanal. O El Niño interfere no regime de chuvas e no padrão de temperatura e de ventos, e é responsável pelas maiores temperaturas já registradas e elevando consideravelmente o risco de fogo na região. Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul, o fenômeno deve atingir o ápice entre o fim do outono e o início do inverno. Mas já nos próximos meses a situação deve se agravar, após período de chuvas abaixo do esperado até janeiro, mesmo com a melhora no registro de precipitação no início de fevereiro, quando alguns municípios já superaram a média de chuva esperada para todo o mês.

Diante desse panorama, o governo do estado tem preparado ações preventivas e de combate aos incêndios florestais. O objetivo é garantir resposta ágil e eficiente em todos os biomas por terra e ar, com utilização de aeronaves para combate às chamas em locais de difícil acesso e transporte de equipes. A atuação também conta com uso de tecnologia, sendo os drones e as análises de satélites importantes aliados para tornar o trabalho de controle e extinção do fogo mais efetivo.

Na Operação Pantanal 2025, houve registro de redução expressiva no número de focos de calor e área queimada pelo fogo. Foram queimados 202,6 mil hectares no ano passado, apenas 8,8% dos mais de 2,3 milhões de hectares consumidos pelo fogo em 2024 no estado. A maior conscientização da população, o fortalecimento da atuação interinstitucional, condições climáticas mais favoráveis, além da qualificação técnica das equipes foram fundamentais para a contenção de danos.

O Corpo de Bombeiros Militar é o maior responsável pelo resultado. A corporação atua tanto na preparação – com manejos preventivos do fogo, capacitações de bombeiros militares e formação de brigadistas, além do trabalho essencial realizado desde 2024 com a instalação de bases avançadas no Pantanal –, quanto na operação. No total, 1.298 militares foram mobilizados, com apoio de 60 viaturas para atender 4.391 ocorrências registradas, a maioria em regiões urbanas.

Brasil 61

Ápice da onda de calor acontece entre e hoje e sábado

A terceira onda de calor do ano está prevista para persistir até a próxima semana, atingindo seu ápice entre esta quinta-feira (14) e o sábado (16), conforme apontam os meteorologistas.

De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), cinco estados brasileiros devem enfrentar temperaturas máximas até 5°C acima da média durante esse período.

LEIA MAIS

Onda de calor puxa consumo de energia no Brasil em setembro

A onda de calor que atinge o Brasil está gerando um aumento do consumo de energia no Brasil, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão responsável pelo controle da operação das instalações de energia elétrica.

Em relatório divulgado na última sexta-feira (22/9), o operador estimou um aumento de 5,8% do consumo de energia em setembro, a maior projeção dos últimos meses.

Diário de Pernambuco/Metrópoles

Onda de calor: 12 capitais devem ter temperaturas acima de 35ºC neste domingo

Doze capitais devem ter temperaturas acima de 35ºC neste domingo (24), segundo dia da primavera no Brasil. Em Cuiabá, a temperatura pode bater 42ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) . Já em Campo Grande e em Palmas, os termômetros podem marcar 39ºC.

A onda de calor atípico começou na segunda-feira (17), últimos dias de inverno. O aumento da intensidade da onda de calor que tem resultado em temperaturas acima da média para 11 estados e o Distrito Federal fez o Inmet ampliar o alerta de “grande perigo”.

De modo geral, um alerta vermelho, segundo o instituto, é emitido quando é esperado um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”. O alerta é válido até as 18h de terça (26).

João Pessoa, Maceió, Recife e Salvador devem ter muitas nuvens e possibilidade de chuvas isoladas. Todas essas capitais ultrapassam os 30°C.  A capital mais quente do Nordeste será Teresina, com máxima de 38°C.

Nordeste

Aracaju: mín. 23°C/máx. 30°C;
Fortaleza: mín. 24°C/máx. 33°C;
João Pessoa: mín. 23°C/máx. 30°C;
Maceió: mín. 22°C/máx. 31°C;
Natal: mín. 23°C/máx. 30°C;
Recife: mín. 23°C/máx. 31°C;
Salvador: mín. 23°C/máx. 31°C ;
São Luís: mín. 25°C/máx. 33°C;
Teresina: mín. 23°C/máx. 38°C.

G1 Pernambuco

Primavera começa com onda de calor ainda intensa no Brasil

A primavera no Hemisfério Sul começou e neste sábado (23), desde as 3h50,  o país entrou na estação das flores. No Nordeste, a previsão climática indica condições favoráveis para o predomínio de chuva abaixo da média histórica em grande parte da região, principalmente no Maranhão e Piauí. No leste dos estados da Paraíba e de Pernambuco, há possibilidade de chuva próxima da média, mas com muito calor sendo registrado  no restante do País.

Assim como na Região Norte, as condições de chuva prevista para a Região Nordeste estão associadas aos impactos do El Niño. A previsão de temperatura do ar indica predomínio de condições favoráveis para
temperaturas acima da média histórica em toda a região nos próximos meses.

Apesar de ainda não ser verão, a onda de calor que veio sendo vivenciada nos últimos dias do inverno deverá permanecer neste início da primavera. O Instituto Nacional de Meteorologia segue alertando para as altas temperaturas a serem registradas no País neste fim de semana.

O Inmet tem emitido alertas sobre a onda de calor e a baixa umidade do ar. Pelo menos 14 estados estão no alerta amarelo (perigo potencial), podendo registrar umidade relativa do ar entre 30% e 20% até domingo (24). Já em relação à onda de calor, pelo menos 11 estados estão sob alerta vermelho (grande perigo), com  temperatura máxima ficando 5ºC acima da média do mês por mais de cinco dias consecutivos.

JC Online