
Foto: Waldiney Passos
Indecisão fatal
Ao invés de espelhar-se no seu líder maior, Osvaldo Coelho (falecido em 2015), que nunca escondeu o jogo sobre qual seria o nome do grupo a disputar a prefeitura da cidade, o prefeito de Petrolina Júlio Lossio (PMDB), prefere adotar a política do ex-governador e desafeto Eduardo Campos (falecido em 2014), e deixar para anunciar o nome do candidato de última hora.
Ocorre que, sem ter um nome “forte” do próprio grupo para sucedê-lo, Lossio pode incorrer em um erro gravíssimo e perder espaço para os prefeituráveis que já estão com o pé na estrada correndo trecho a exemplo de Odacy Amorim (PT), Adalberto Cavalcanti (PMB), Miguel Coelho (PBS), Gonzaga Patriota (PSB) e Lucas Ramos (PSB). Este último ainda sonha com o apoio do prefeito, mas, pelo andar da carruagem, esta possibilidade é cada vez mais remota.
Nomes viáveis o prefeito até que tem, o que lhe falta é coragem para determinar logo quem vai receber o seu apoio e fortalecer esse nome junto ao eleitorado petrolinense, caso contrário, poderá comprometer todo o grupo a que pertence e entregar a prefeitura de mão beijada para seus adversários políticos.
Assim como Eduardo Campos fez em 2104, com tantos nomes querendo o seu apoio, Júlio Lossio está preocupado com a unidade do grupo, não quer arriscar em anunciar o nome do escolhido para não desagregar a equipe.
Resta saber se Guilherme Coelho, Orlando Tolentino, Ednaldo Lima, Lúcia Giesta, Coronel Henrique Leite e Tio Julinho vão continuar escrevendo na cartilha do prefeito quando forem preteridos do processo.
Prego batido, ponta virada.
Para Júlio Lossio as questões do Matadouro e do Ceape não têm mais volta, em ambos os casos o assunto está encerrado judicialmente: o Matadouro vai deixar de funcionar e o Ceape será evacuado ainda este ano.
Correndo por baixo
Apesar da imprensa dar mais ênfase a briga pela cabeça de chapa em todos os grupos políticos de Petrolina, a disputa pelo cargo de vice-prefeito também está acirrada. Nomes como os de Osório Siqueira, Cristina Costa, Maria Elena, Pérsio Antunes, Dulcicleide Amorim e Carlos Brito são citados como prováveis candidatos a vice nas próximas eleições.
Na ponga
Enquanto a prefeitura de Salgueiro-PE já tem toda uma programação preparada para o carnaval desde ano, inclusive com grandes atrações custeadas com recursos próprios, aqui em Petrolina, a exemplo dos últimos 8 naos, não existe nada programado, o que se sabe é que a prefeitura está apenas aguardando o anúncio das atrações patrocinadas pelo Governo do Estado para mais uma vez pegar carona na programação. E como perguntar não ofende, a Frevuca vai ou não ser contratada esse ano?
Alô Compesa

Foto ilustrativa
É uma loucura o descaso da Compesa em Petrolina, a rede de esgoto da cidade está toda estourada, é boca de lobo vazando água podre praticamente em todos os bairros. Parece até que é de propósito, por onde a gente anda tem esgoto correndo a céu aberto com aquela água esverdeada, uma fedentina insuportável, sem falar nas muriçocas que incomodam a população e podem até contaminar as pessoas. É um absurdo! E parece que quanto mais o povo reclama é que o descaso aumenta. Isso é uma VERGONHA!


Engrossando o caldo 01
Enquanto isso no PSB…..

Para o deputado estadual Odacy Amorim (PT) voltar a prefeitura é prioridade não importa com o apoio de quem. Ele reitera sempre que aceitaria o apoio de Julio Lossio, Adalberto Cavalcanti, Gonzaga Patriota, Fernando Bezerra, Fernando Filho, Miguel Coelho, Paulo Câmara….
O prefeito Julio Lossio virou o ano ao lado de mãe na cidade de Jardim-CE. Lá ele participou da tradicional procissão do dia 1º de janeiro. “Aqui em Jardim cada família da cidade tem a missão de ornamentar e conduzir um santo”, comentou nas redes sociais. “A Procissão de todos os Santos é uma tradição de 200 anos. Durante a caminhada, pedi a São Francisco água para o nosso Velho Chico”, concluiu.

A prefeitura de Petrolina ainda não entendeu a importância de uma festa de réveillon à altura de nossa cidade e insiste em não colocar na programação oficial atrações de peso, sem desmerecer, é claro, a prata da casa. O momento seria propício para contratação de grandes nomes sem gastar milhões de reais como acontece nas festas de São João. A iniciativa poderia atrair um números maior de pessoas de outros municípios e movimentar ainda mais nossa economia. Tem muita gente da região que se desloca para outras cidades justamente por falta de opção, por não ter aqui uma festa mais atrativa. Seria então, uma cartada certeira se não predominasse apenas o pensamento eleitoreiro em detrimento de uma política séria de lazer na terra dos impossíveis.
E levando uma parte da história de Petrolina. Este ano perdemos um dos nossos maiores políticos o eterno deputado Osvaldo Coelho. Homem de pensamento futurista, visionário que contribuiu para a transformação dessa região. Sempre pensativo, olhando para frente, bem à nossa frente. Queria sempre mais, poderia ter sido o político que ajudou a trazer a irrigação, mola mestra de nossa economia e se contentar com isso, mas não, lutou e conseguiu trazer a tão sonhada universidade federal para o Sertão do São Francisco e morreu sem ver o sonho do canal do sertão concretizado, mas também envidou esforços neste sentido. Fica o legado e o exemplo de vida a ser seguido daqui por diante.