
Servidores estaduais e terceirizados estão em home office (Foto: Paulo Paiva/DP)
O Governo de Pernambuco publicou na noite de domingo (22) mais um decreto com medidas de enfrentamento ao novo coronavírus durante a pandemia. As orientações são voltadas aos servidores estaduais e já estão valendo nessa segunda-feira (23).
Por meio de decreto, o Governo determina que o atendimento presencial prestado por órgãos estaduais deve ser substituído por atendimento remoto, buscando proteger os servidores e diminuindo a aglomeração de pessoas num mesmo ambiente.
As orientações também valem para os terceirizados que atuam na administração estadual. Contudo, não se aplicam aos serviços públicos essenciais e presenciais, a exemplo das áreas de saúde, segurança pública, prevenção e assistência social, transporte público, infraestrutura e recursos hídricos, abastecimento de água, segurança alimentar, sistema prisional e socioeducativo e defesa do consumidor.


As obras de construção estão proibidas em Pernambuco desde o domingo (22), mas o decreto estadual anunciado pelo governador Paulo Câmara (PSB) não está sendo cumprindo em Petrolina. Na manhã de ontem por um leitor do Blog Waldiney Passos flagrou uma construção a pleno vapor na Orla da cidade, num terreno que aparente ser particular.