Sindvig Sertão apresenta projeto para reforçar segurança nas escolas de Petrolina

Foto: Blog Waldiney Passos

A segurança nas escolas se tornou a principal pauta na imprensa nacional nas últimas semanas, em decorrência dos ataques promovidos por estudantes no país. Em Petrolina, o Sindicato dos Vigilantes do Sertão (Sindvig) foi mais uma entidade a entrar no debate e apresentou um projeto à Câmara de Vereadores.

LEIA TAMBÉM

Após longa negociação, vigilantes do Sertão de Pernambuco terão reajuste salarial

O projeto ‘Escola Segura: Família e Escolas Unidas por Bem Melhor‘ foi apresentado ao gabinete do vereador Gaturiano Cigano (UB), que abraçou a iniciativa dos vigilantes e debaterá a matéria com os colegas da atual legislatura.

“A gente vem pensando nesse projeto desde 2021. Fizemos levantamentos sobre as escolas e agora como está essa onda acontecendo no nosso país, tomamos a decisão de acordar o projeto”, explicou o presidente do Sindivig Sertão, Laécio Vasconcelos.

A ideia do projeto é ampliar a segurança nas escolas municipais, com a presença de vigilantes. “Dentro de alguns colégios do Estado, já tem segurança. Por que não no município? Nas escolas têm muitas pessoas, não só o material humano, mas o físico e tem também a oportunidade de emprego. Além de proteger a vida do ser humano e o patrimônio, você está dando o pão ao profissional para ganhar seu sustento”, explica.

Vigilante atrelado a outros mecanismos de segurança

A presença de um vigilante, por exemplo, é requerida também através do uso de detector de metal. “Para ter o detector de metal você precisa de alguém para fazer a revista e são os vigilantes. Nós estamos preparados para isso“, destaca. “Só você colocar a porta com detector não vai resolver. Precisamos de segurança sim, nas escolas municipais e estaduais. Nas estaduais já estão fazendo”, lembra o presidente.

A inciativa será apresentada aos demais vereadores, para que sejam feitos possíveis ajustes e a matéria seja votada. Atualmente a segurança na rede municipal é executada pela Guarda Civil Municipal (GCM), com a presença ostensiva dos agentes.

Deixe um comentário