Após longa negociação, vigilantes do Sertão de Pernambuco terão reajuste salarial

Categoria estava em negociações desde o final de 2022 (Foto: Divulgação)

Desde outubro de 2022 os vigilantes de Pernambuco tentam, junto ao sindicato patronal, o reajuste salarial para 2023. Foram seis meses de tratativas e na 10ª rodada de negociação, no final de março, ambas as partes chegaram a um consenso.

Segundo o presidente do Sindicato dos Vigilantes do Sertão (Sindvig Sertão), Laécio Vasconcelos, falta apenas a homologação da convenção. “Quem deu o índice [de reajuste] foi o Ministério Público do Trabalho, como mediadora, porque pelo patrão não estava tendo negociação. A mediadora deu a proposta, nós levamos para assembleia e foi aprovada [pela categoria]”, disse ao Blog.

Laécio Vasconcelos, presidente do Sindvig Sertão

Os números para 2023

A partir da homologação, os vigilantes terão reajuste de 5,93% (da inflação acumulada entre janeiro e dezembro de 2022), mais 16% do vale alimentação. Somando o adicional de periculosidade com o salário-base, os trabalhadores receberão R$ 1.975,66.

Apesar da conquista, há ainda outra batalha: os retroativos. “Falta a questão dos retroativos, é muita luta. A data-base é de janeiro. Mas está para ser homologada a nossa convenção, falta o patronal assinar para ser homologado. Garantimos as cláusulas da convenção, agora é só esperar para receber [o reajuste]”, ressaltou o presidente do Sindvig Sertão.

A expectativa é que a homologação do acordo aconteça na próxima semana e o reajuste venha na folha salarial de maio. O Sindvig Sertão representa todos os municípios do Sertão de Pernambuco, com exceção de Arcoverde e Custódia.

Deixe um comentário