Na última segunda-feira (3), por orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal da Saúde de Juazeiro (BA) estendeu a vacinação ao público em geral. Com a crescente procura pela imunização contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B, a secretaria encerrou nesta quarta-feira (5), a vacinação contra estes vírus ao público em geral. As doses que estão nas unidades de saúde estão reservadas para o público infantil que precisa da segunda dose para garantir efeitos de imunidade deste público específico.
Juazeiro é um dos municípios baianos que não conseguiu atingir a meta de vacinação contando com um público de 54.356 pessoas. Pelo Ministério da Saúde pelo menos 90% do público alvo deveria ser vacinado, com encerramento da campanha nacional na última sexta-feira (31 de maio) Juazeiro imunizou 78.44% do público. O município recebeu ao todo 57.987 doses da vacina, mas de acordo com a nota oficial do Ministério da Saúde, os municípios que abrissem a vacinação para o público em geral, deveriam permanecer até o fim do estoque e que novas doses não seriam enviadas.
Segundo a Superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, a vacinação terá que ser interrompida para garantir a segunda dose das crianças, público vulnerável e que necessita do reforço da vacina após 30 dias da aplicação da primeira dose. “Estamos encerrando nesta quarta-feira a distribuição da vacina contra a influenza nas Unidades Básicas de Saúde do município para assegurar que as crianças tenham o seu reforço garantido. Desde a segunda-feira a busca nas unidades pela vacina foi crescente e foi necessário tomar essa medida, tendo em vista que o próprio Ministério da Saúde informou em nota que não enviaria mais doses”, descreveu.