
(Foto: Prefeitura Municipal de Salgueiro / Divulgação)
Depois de confirmar três casos do novo coronavírus, a Prefeitura de Salgueiro (PE) já trata de um cenário onde há transmissão comunitária da doença. A informação foi repassada pela secretária de Saúde, Adja Barros em uma live realizada na tarde de terça-feira (7).
LEIA TAMBÉM
Salgueiro confirma três casos de covid-19
“A primeira paciente veio do exterior, o segundo caso foi por ter contato direto com esse primeiro caso importado e esse terceiro caso a gente já está relacionando a uma transmissão comunitária porque ela não teve contato de forma alguma com os outros dois. A gente já associa à uma transmissão comunitária”, destacou a secretária.
O prefeito da cidade, Clebel Cordeiro (MDB) também participou da live e explicou que as pacientes não estavam internadas na rede pública. “Tivemos a infelicidade de termos três casos confirmados e o que me deixa chateado é ver pessoas querendo culpar pessoa A, B ou C pelo coronavírus. O coronavírus não é da rede pública, o que teve foi da rede particular. Como é que o município vai saber o que está acontecendo na rede particular. Só vamos ter ciência disso quando formos notificados e fomos notificados durante a tarde [de segunda-feira]”, afirmou.
Culpados?
O gestor municipal foi firme durante a live. Na visão de Clebel, a população não está fazendo sua parte e se há culpados pela transmissão são os próprios salgueirenses. “A culpa é de você que está indo pra rua, culpado é quem está indo pra rua, indo pra banco e fazendo o que não se deve fazer. Nós estamos fazendo uma coisa e a população está fazendo outra. Vou pedir mais uma vez: não saiam de casa. O coronavírus não está só em Salgueiro“, finalizou.
Salgueiro ainda tem quatro casos em investigação e aguardam os resultados do Laboratório Central de Pernambuco (LACEN). A boa notícia é que todas as pacientes confirmadas tiveram cura clínica confirmada.