SDS e SecMulher iniciam Operação Nacional de combate à violência contra as mulheres

A Secretaria de Defesa Social, em colaboração com as polícias Civil e Militar, juntamente com a Secretaria da Mulher, lançou na segunda-feira (4) a Operação Átria. Esta operação, de alcance nacional, tem como objetivo intensificar o enfrentamento à violência contra a mulher em todo o território pernambucano.

Desde o dia 1º de março, Pernambuco está engajado nas atividades da Operação Átria, que se estenderão até o final do mês. Os 184 municípios do estado receberão uma série de ações preventivas, educativas, ostensivas, repressivas e de inteligência.

Um destaque nesta segunda edição da operação é a presença de 10 turmas da Missão Acolhimento, voltadas para a humanização do atendimento prestado pelos policiais civis e militares nas delegacias locais e especializadas da Polícia Civil, bem como durante as abordagens realizadas pela Polícia Militar.

Dentre as ações programadas estão visitas e diligências, atendimento às vítimas de violência, cumprimento de mandados judiciais em aberto, entre outras atividades. O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, enfatizou o compromisso do governo estadual com o combate à violência contra a mulher, destacando o emprego de recursos do governo federal, que serão intensificados pela SDS.

Um dos focos da operação é o aprimoramento das forças policiais, incluindo a integração entre as secretarias envolvidas e o treinamento dos profissionais da segurança pública que lidam diretamente com esse público. A secretária da Mulher, Mariana Melo, ressaltou a importância de oferecer um atendimento acolhedor e humanizado às mulheres vítimas de violência.

Todas as delegacias de polícia do estado estarão envolvidas na Operação Átria, incluindo as delegacias locais e especializadas, como as Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher e as Delegacias de Homicídios. Um mutirão de inquéritos será realizado para dar celeridade aos procedimentos policiais em andamento.

No Dia Internacional da Mulher, 08 de março, acontecerá o ‘Dia D’, com todas as operativas engajadas em ações preventivas e de prisões. Neste mesmo dia, está prevista a entrega de duas Salas Rosa, em Ipojuca, instaladas nas delegacias locais, graças a um convênio entre a PCPE e a Prefeitura de Ipojuca.

Deixe um comentário