Saúde e educação geram debates na Assembleia Legislativa de Pernambuco

A reunião plenária da terça-feira (25) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) foi marcada por debates sobre saúde e educação no Estado. Enquanto a bancada governista destacou avanços na interiorização dos serviços de saúde, a oposição criticou a aquisição de merenda escolar por meio de dispensas de licitação.

O deputado Luciano Duque (Solidariedade) ressaltou a inauguração do centro de hemodinâmica do Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada, ocorrida na última segunda-feira (24), com a presença da governadora Raquel Lyra. O parlamentar enfatizou que esse é o único serviço desse tipo ofertado exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Sertão pernambucano.

Segundo Duque, a atual gestão tem promovido melhorias na unidade hospitalar, incluindo a ampliação das cirurgias eletivas, a implantação de 22 novos leitos, sendo 20 de UTI adulta e 20 de UTI infantil. Além disso, anunciou que está prevista a construção de um Hospital Materno-Infantil na cidade, que atenderá toda a região.

Os investimentos na saúde pública do interior foram elogiados por outros parlamentares, como Pastor Cleiton Collins (PP), Débora Almeida (PSDB) e Henrique Queiroz Filho (PP). A líder da bancada governista, deputada Socorro Pimentel (União), destacou que essas medidas beneficiam 12 municípios e mais de 200 mil habitantes.

Por outro lado, o deputado Waldemar Borges (PSB) afirmou que a interiorização da saúde em Pernambuco é uma marca dos governos do PSB, e não da atual gestão. Ele citou a construção do próprio Hospital Eduardo Campos e de diversas unidades hospitalares na Região Metropolitana do Recife como iniciativas anteriores.

No Agreste Meridional, o deputado Izaías Régis (PSDB) saudou compromissos assumidos pela governadora Raquel Lyra com Garanhuns, incluindo a construção de uma unidade do Instituto de Medicina Legal (IML) e a implantação do Hospital Mestre Dominguinhos. Ele também citou a necessidade de uma nova maternidade para a região.

O debate refletiu o contraste entre as avaliações da atual administração, com parlamentares da base aliada ressaltando avanços e a oposição apontando desafios e reivindicações não atendidas.

Deixe um comentário