
(Foto: Internet)
As pessoas que nasceram em janeiro e fevereiro poderão realizar o saque do dinheiro das contas inativas do FGTS em março, de acordo com executivos da Caixa, que administram o fundo. Ainda hoje (14), o governo vai lançar o calendário completo, que seguirá até julho.
A medida foi anunciada no fim de 2016, quando o governo anunciou que o saque o dinheiro preso nas contas inativas do FGTS para estimular a economia. A expectativa é que 10,1 milhões de pessoas apresentem contas inativas e que R$ 41 bilhões sejam injetados na economia nacional.
Contas inativas
Contas inativas são aquelas de trabalhadores que pediram demissão e que, portanto, não puderam sacar o dinheiro. Só poderá ter acesso aos recursos quem deixou o emprego até 31 de dezembro de 2015.
Movimento
Como o movimento nas agência podem aumentar drasticamente com a ação do governo, a Caixa informou que estuda abrir algumas agências aos sábados para diluir o movimento e também transferir automaticamente o dinheiro das contas inativas para os correntistas do banco.
Outra medida para diminuir o movimento nas agências é elevar o valor que pode ser sacado com o cartão do cidadão, nas lotéricas. Nesta segunda-feira, quem já cumpre as regras que permitem o saque do FGTS, como ter sido demitido sem justa causa, pode acessar o dinheiro em caixas eletrônicos e lotéricas, desde que o valor seja inferior a R$ 1.500. Montantes mais elevados precisam ser sacados em agências da Caixa.
Calendário
Março – Sacará o FGTS quem nasceu em janeiro e fevereiro
Abril – Os nascidos em março, abril e maio
Maio – Os nascidos em junho, julho e agosto
Junho – Os nascidos em setembro, outubro e novembro
Julho – Os nascidos em dezembro
Com informações da FolhaPE