Retrospectiva 2023: Emissora revela imagens que mostram ministro-chefe do GSI dentro de prédio no dia 8 de janeiro

Imagens exibidas pela CNN Brasil mostram o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias caminhando pelo Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro, quando manifestantes pró-Jair Bolsonaro (PL) invadiram os Três Poderes e promoveram depredação nos prédios.

Dias foi flagrado por volta das 16h29, caminhando sozinho no terceiro andar do palácio e depois, em um gabinete. Em outro trecho obtido pela emissora, servidores do GSI são vistos caminhando com os manifestantes. Há ainda uma imagem flagrando um militar do Exército fornecendo alimento aos vândalos.

Gonçalves Dias integrou a equipe de transição do atual Governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e foi nomeado para o cargo pelo presidente. Após a divulgação das imagens, a Oposição reforçou o coro para instaurar uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), para investigar os atos de 8 de janeiro.

Já o GSI afirmou em nota que “as imagens mostram a atuação dos agentes de segurança que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto, concentrando os manifestantes no segundo andar, onde, após aguardar o reforço do pelotão de choque da PMDF, foi possível realizar a prisão dos mesmos”.

A invasão aos Três Poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) aconteceu por volta de 14h do dia 8 de janeiro e somente foi controlado ao final do dia, com uso da força federal.

Deixe um comentário