Resultado do último LIRAa aponta baixo risco de infestação para as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti em Petrolina

A Prefeitura busca sempre alertar a população sobre os cuidados em manter os ambientes livres de focos do mosquito Aedes aegypti, que geralmente são encontrados dentro das residências.

De acordo com as análises feitas recentemente, Petrolina está com o nível de infestação do mosquito em 0,3%. De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, isso significa que o município apresenta baixo risco para surto de doenças como dengue, chikungunya ou Zika.

As localidades que apresentaram maior índice de infestação foram: Terras do Sul e José e Maria com 1,0%, e São Gonçalo, Jardim Petrópolis e Vila Maria Chocolate que apresentaram índice de 0,9%. Para manter o índice baixo, a Secretaria de Saúde orienta que a população elimine recipientes com água parada, para que não sirvam de criadouros para a proliferação do mosquito.

A secretaria executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, orienta sobre os cuidados durante o período chuvoso. “Entramos no mês de novembro com chuvas moderadas, o que acaba acumulando água em recipientes nos quintais. Os esforços do prefeito Simão Durando, somado ao das nossas equipes de agentes de endemias, nos incentiva a dar continuidade ao trabalho que está sendo desenvolvido, mas também precisamos contar com o apoio da população. Oriento que tirem um tempinho para vistoriar os quintais para eliminar qualquer recipiente que possa se tornar criadouro para o mosquito“, destaca.

Deixe um comentário