Quem solicitar restituição do Imposto de Renda via Pix terá prioridade no pagamento

A Receita Federal detalhou nesta segunda-feira (27) as novas regras para o Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2023, que é referente ao período de 2022. O prazo para declaração já havia sido divulgado: de 15 de março até 31 de maio.

O “Leão” estima receber entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações neste ano. Entre as novidades deste ano está a possibilidade de receber a restituição via Pix, com direito à prioridade nos lotes. Só será aceito, porém, a chave cadastrada com o CPF. Além disso, a Darf poderá ser paga via Pix.

Já os contribuintes que optarem por fazer a entrega via declaração pré-preenchida ou optarem pelo Pix para receber a restituição terão prioridade nos cinco lotes de pagamento.

Segundo a Receita, os vencimentos das cotas será o seguinte: débito automático da 1ª cota ou cota única poderá ser feito até 10 de maio. O vencimento da 1ª cota ou cota única, será até 31 de maio O vencimentos das demais cotas, será no ultimo dia útil de cada mês, até a 8ª cota em 28 de dezembro.

No que diz respeito à restituição, o primeiro lote será pago em maio. Confira:

Primeiro lote: 31 de maio
Segundo lote: 30 de junho
Terceiro lote: 31 de julho
Quarto lote: 31 de agosto
Quinto e último lote: 29 de setembro

Deixe um comentário