Professora de biologia lança livro paradidático para crianças sobre peixes nativos do rio São Francisco

Para ensinar as crianças sobre peixes nativos do rio São Francisco, a professora de biologia, Elizângela Maria de Souza, escreveu o livro paradidático “Conhecendo os peixes do rio São Francisco de forma divertida”. A obra, voltada para a educação ambiental infantil e para os anos iniciais do ensino fundamental vai ser lançada no sábado (24) e no dia 02 de março em duas papelarias de Petrolina, Sertão de Pernambuco.

O livro é um projeto pessoal da autora, que desenvolve pesquisas na área de Piscicultura, e já lançou com outros dois professores a Coleção Ictiológica do Rio São Francisco, no Campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE.

Conhecendo os peixes do rio São Francisco de forma divertida” apresenta atividades lúdicas envolvendo 16 espécies nativas do rio São Francisco e quatro introduzidas. E possibilita que as crianças conheçam os peixes, as suas características (se são peixes de escamas, couro ou placas dérmicas); a distribuição geográfica; o período da piracema; o tamanho mínimo de captura de acordo com portaria do IBAMA. Além disso, ainda conta com atividades em Libras e Braille.

O conhecimento sobre os peixes do rio São Francisco precisa ser trabalhado de forma lúdica, buscando despertar o sentimento de pertencimento das crianças, estimular a criatividade e a preocupação em conservar a ictiofauna local, uma vez que comprovadamente a aprendizagem mediada pela brincadeira torna-se prazerosa e significativa”, diz a autora.

No sábado (24), às 10h, o livro vai ser lançado numa papelaria na Avenida da Integração, número 501, no bairro São José. No dia 2 de março, o lançamento será numa papelaria localizada na Avenida Souza Filho, número 550, no centro da cidade. As obras podem ser adquiridas nessas papelarias ou em contato direto com a autora através do instagram dela.

Elizângela Maria de Souza é professora de biologia com graduação, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas e Zootecnia. Realizou pós-doutorado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental, é registrada no Conselho Regional de Biologia, além de coordenar laboratórios e grupos de pesquisa.

Desenvolve pesquisas na área de Piscicultura, atuando principalmente nos temas: aquaponia, dieta com alimentos alternativos, óleos essenciais e extratos e preservação e conservação dos peixes da bacia do São Francisco) e plantas da Caatinga (potencialidades, conservação e preservação).

Elizângela é coordenadora do Laboratório de Piscicultura do IFSertãoPE Campus Petrolina Zona Rural. Vice-coordenadora do Núcleo de atividade integradas à aquicultura e sustentabilidade. Coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental: Trilha Ecológica Inclusiva. Líder do grupo de pesquisa “Fauna e Flora da Caatinga”.

Fonte G1 Petrolina

Deixe um comentário