No Recife, foi realizada a primeira reunião ampliada do Núcleo Permanente de Ações Integradas do Combate à Violência nos Estádios de Futebol (NUDTOR), que foi criado pela Procuradoria Geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em abril deste ano.
O encontro contou com a participação de dirigentes de todos os órgãos de segurança do Estado, instituições do Sistema de Justiça, representantes de clubes e da Federação Pernambucana de Futebol.
Durante a reunião, membros do MPPE apresentaram as diretrizes iniciais do núcleo, que incluem a cobrança por agilidade no cadastramento das torcidas organizadas pelos clubes e a implementação de reconhecimento facial nos acessos aos estádios, conforme previsto pela Lei Geral do Esporte (14.497/2023).
O Procurador-Geral de Justiça, Marcos Carvalho, destacou a importância da presença de todos os envolvidos, afirmando: “É papel do Ministério Público cobrar o cumprimento da Lei Geral do Esporte, que prevê medidas de combate à violência. A presença da FPF, dos clubes e dos representantes de todas as instituições de segurança e do Sistema de Justiça a essa primeira reunião do Núcleo do MPPE mostra que todos estão imbuídos do mesmo propósito”
Marcos Carvalho expressou preocupação com os episódios repetidos de violência nos estádios e ao redor deles. “As ações praticadas por criminosos que se intitulam membros de torcidas são tratadas pelo MP como crimes comuns. Já foram oferecidas denúncias pelas práticas de homicídios consumados e tentados, lesões corporais graves, roubo, porte de armas e organização para o tráfico,” disse Carvalho.
O Procurador-Geral também enfatizou a necessidade de novas estratégias de controle e monitoramento, bem como de uma abordagem ampliada para combater formas de violência como racismo, homofobia e depredação do patrimônio, que também são focos do NUDTOR.
Durante a reunião, foi decidido que novos encontros serão realizados com grupos específicos. O próximo, ainda sem data definida, será com órgãos de segurança, seguido de uma reunião com os clubes e a Federação Pernambucana de Futebol.
O Promotor de Justiça Antônio Augusto Arroxelas, coordenador do NUDTOR, explicou que os clubes têm até junho de 2025 para implementar o reconhecimento facial nos acessos aos estádios e que as reuniões buscarão ouvir sugestões e avaliar o andamento das medidas de identificação do público.