PRF em MG flagra turistas Ucranianas tentando sair do país ilegalmente com ovos de ave silvestre em extinção

Na tarde de sexta-feira (2), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deteve duas mulheres ucranianas em Governador Valadares (MG) enquanto tentavam sair do país com ovos de Arara-azul-de-lear, espécie nativa do Brasil e em risco de extinção. A ação aconteceu durante uma abordagem no Km 409 da BR 116.

A prisão das turistas estrangeiras foi resultado de uma troca de informações entre a equipe de Inteligência da PRF em Paulo Afonso (BA) e a Delegacia da PRF em Governador Valadares (MG). O veículo das mulheres, que seguia de Salvador (BA) para São Paulo (SP), foi interceptado com base nas informações fornecidas pela PRF-BA.

Durante a abordagem, os policiais descobriram uma espécie de estufa dentro de uma bolsa, contendo 6 ovos de aves intactos. Após questionamentos, as turistas confessaram que se tratavam de ovos de aves silvestres, nativas do Brasil, destinados ao Suriname para serem ilegalmente comercializados. As mulheres foram informadas de que seriam encaminhadas à Polícia Judiciária Federal para os procedimentos legais.

No entanto, durante o deslocamento para a unidade policial, uma das mulheres quebrou 5 dos ovos, deixando apenas um intacto. Após contato com a PRF em Paulo Afonso (BA) e o INEMA (BA), foi constatado que os ovos, pertencentes à espécie Arara-azul-de-lear, possivelmente foram retirados de uma área de Proteção Ambiental na Bahia.

A ocorrência, juntamente com as turistas detidas, a estufa e os ovos, foi encaminhada para a Polícia Judiciária Federal em Governador Valadares (MG) para os procedimentos legais necessários diante da situação flagrada.

Deixe um comentário