Preocupação com a segurança pública e críticas ao Poder Executivo marcaram a última reunião plenária da Alepe antes do Carnaval

O deputado Diogo Moraes, do PSB, anunciou um pedido de convocação do secretário-chefe da Casa Militar de Pernambuco, coronel Hercílio da Fonseca Mamede, para esclarecer a presença na Alepe de um sargento do quadro de inteligência da Casa Militar durante reuniões da Casa.

Moraes frisou a importância da independência do Legislativo estadual e questionou a interferência da Casa Militar na Assembleia Legislativa.

O deputado Coronel Alberto Feitosa, do PL, elogiou o discurso do presidente da Câmara Federal Arthur Lira, defendendo a legitimidade do parlamento para discutir e modificar a peça orçamentária enviada pelo Executivo. Feitosa criticou a ação judicial da governadora Raquel Lyra contra dispositivos da LDO aprovada no ano passado, considerando-a uma afronta ao papel constitucional da Assembleia Legislativa.

Feitosa também se opôs ao decreto do Poder Executivo determinando o retorno de servidores estaduais cedidos a prefeituras.

O deputado Joel da Harpa, do PL, lamentou a violência contra profissionais de segurança pública em Pernambuco e anunciou um serviço de transporte gratuito para agentes de segurança durante o carnaval. Ele sugeriu que o Governo do Estado ofereça medida semelhante, com as viaturas disponíveis nos batalhões.

Gilmar Júnior, do PV, apelou ao Governo do Estado pela nomeação de policiais penais aprovados em concurso público e citou casos de desrespeito à Lei federal do Piso da Enfermagem em municípios pernambucanos.

O deputado João Paulo, do PT, destacou a agenda de audiências públicas previstas para fevereiro e março, abordando temas como o Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana do Recife, os riscos da pulverização aérea de agrotóxicos e o uso medicinal da cannabis.

João Paulo Costa, do PCdoB, anunciou as prioridades do mandato dele e da Comissão de Defesa do Consumidor para 2024, com foco nos direitos das pessoas com deficiência, esporte, turismo, eventos e acesso à água para a população pernambucana.

Deixe um comentário