Prefeitura oferta capacitação sobre síndromes respiratórias para médicos da Atenção Básica em Petrolina

Com o objetivo de qualificar a assistência a população, na quinta-feira (25), a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, reuniu médicos da Atenção Básica para oferecer uma capacitação sobre manejo clínico de crianças com síndrome respiratória aguda grave.

O momento foi conduzido por profissionais da pediatria do Hospital Dom Malan. Entre os pontos abordados estiveram estabelecimento de fluxo e as avaliações clínicas dos pacientes feiras pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde.

A médica pediátrica Maria Cláudia Ralino, explica sobre a importância da avaliação e o melhor direcionamento através da Atenção Básica. “Quando conseguimos capacitar os profissionais que estão nas unidades de saúde, eles conseguem manejar bem os pacientes evitando os agravos e tratando os casos leves sem necessidade hospitalar. Repassamos aqui os pontos importantes de alerta, como olhar o estado da criança, se ativa ou quieta; sinais de saturação; desconforto respiratório importante; grau de hidratação que também é primordial avaliarmos em crianças que têm desconforto respiratório; e febre. Todas essas avaliações são essenciais para o melhor direcionamento, se fica na UBS, vai para a Policlínica ou para o Hospital de referência, que é o Dom Malan“, concluiu.

Atendendo na Unidade Básica de Saúde do Mandacaru, o médico Alexei Del Toro Parra, descreve como levará o que aprendeu na capacitação para os atendimentos na unidade. “O ponto mais relevante para mim hoje foi o estabelecimento do fluxo dos pacientes. Assim estamos atualizados para melhor fazer o direcionamento e conduta profissional. Aqui foi repassado o passo a passo, como avaliarmos e conduzirmos cada paciente com síndromes respiratórias e tudo será relevante na nossa assistência nas unidades“, destacou.

Assistência na rede municipal:

No período compreendido por sazonal as doenças respiratórias seguem de março até junho, com isso há o registro de aumento na procura assistencial. Com o objetivo de desafogar a rede hospitalar e evitar o agravamento das doenças, a Prefeitura de Petrolina tem investido em qualificação e assistência de baixa e média complexidade com atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde e assistência pediátrica com horário estendido na Policlínica Municipal.

Deixe um comentário