Prefeitura de Petrolina orienta moradores de Pau Ferro sobre doença de Chagas

A Prefeitura de Petrolina segue desenvolvendo diversos trabalhos na área da Saúde várias comunidades.

Nesta quarta-feira (24), equipes da Vigilância Epidemiológica, através Coordenação Municipal do Programa de Combate à doença de Chagas, foram até o Assentamento Curimatã, comunidade de Pau Ferro, para levar ações de educação em saúde e fazer a coleta laboratorial para ter o rastreamento sorológico e diagnóstico laboratorial da doença de Chagas.

Foi feita a discursão com a comunidade local sobre aspectos importantes relacionados ao controle e prevenção da doença de Chagas e pesquisa de Triatomíneos (barbeiros) nos domicílios.

Além disso, as equipes fizeram 16 coletas de sangue dos moradores do assentamento com o objetivo de rastrear algum caso da doença, uma vez que na comunidade foi encontrado um bicho positivo para a doença.

A agricultora Joana Maria Cardoso dos Santos fala que pela primeira vez recebeu tantas informações sobre a doença. “É muito importante visitar sempre a gente e nos orientar como devemos fazer. Sempre encontramos esse bicho aqui na localidade, pegamos ele, colocamos num pote e entregamos para a Agente de Saúde, ela que manda para a Secretaria de Saúde. Eu mesmo não sabia que o inseto pode transmitir a doença para os animais que temos costume de comer e através desse animal, sermos contaminados. Só tenho a agradecer a todos por ter nos orientado“, explicou.

Em casos onde o barbeiro é encontrada na residência, os Agentes de Combate às Endemias vão ao local para fazer uma pesquisa minuciosa e indicar a borrifação do imóvel.

No caso do barbeiro estar infectado com o protozoário T. cruzi, causador da doença de Chagas, é realizada a coleta de sangue para testagem sorológica dos moradores da residência. Os casos diagnosticados com Chagas são acompanhados e tratados na Referência Secundária para doença, que funciona na Policlínica Municipal e as chances de cura são de aproximadamente 80% para os casos Agudos da doença.

Deixe um comentário