Para encerrar as ações do mês de mobilização sobre Hanseníase, iniciado no dia 01/08, a Secretaria de Saúde de Petrolina realiza nesta sexta-feira (26), na Praça do Bambuzinho, das 8h às 12h, um Dia D com a oferta de diversos serviços de saúde.
Entre as ações, a equipe da Secretaria realizará a verificação de pressão arterial, vacinação, teste de glicemia, teste da mancha (com a presença de médicos), vacinação de cães e gatos, adoção de cães e gatos, além de teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatites.
A hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae. Foi descoberta em 1873 por um cientista chamado Hansen, o nome dado a ela é em homenagem ao seu descobridor. Entretanto, esta é uma das doenças mais antigas já registradas na literatura, com casos na China, Egito e Índia, antes de Cristo.
A doença é curável, mas se não tratada pode ser preocupante. Hoje, em todo o mundo, o tratamento é oferecido gratuitamente, e há várias campanhas para a erradicação na doença. Os países com maiores incidência são os menos desenvolvidos ou com condições precárias de higiene e superpopulação. Em 2011, o Ministério da Saúde registrou no Brasil mais de 33 mil casos da doença.
A transmissão do M. leprae se dá através de contato íntimo e contínuo com o doente não tratado. Apesar de ser uma doença da pele, é transmitida através de gotículas que saem do nariz, ou através da saliva do paciente. Não há transmissão pelo contato com a pele do paciente.
Afeta primordialmente a pele, mas pode afetar também os olhos, os nervos periféricos e, eventualmente, outros órgãos. Ao penetrar no organismo, a bactéria inicia uma luta com o sistema imunológico do paciente. O período de incubação é prolongado, e pode variar de seis meses a seis anos.