Por unanimidade, Câmara de Vereadores de Petrolina aprova criação da Comissão de Ética

Vereadores serão observados por Comissão de Ética (Foto: Nilzete Brito/Ascom CMP)

A Câmara de Vereadores de Petrolina aprovou – por 14×0 – nesta terça-feira (28) uma mudança no seu Regimento Interno, com a criação da Comissão Permanente de Ética Parlamentar. A matéria foi apresentada pelo presidente do Legislativo, Aero Cruz (MDB) em setembro de 2022, mas apenas entrou em pauta neste ano.

“Nós estamos falando da Câmara da terceira maior cidade do Estado de Pernambuco, de uma Câmara com 23 vereadores. A gente precisa instalar essa Comissão de Ética“, afirmou Aero.

O autor do projeto de resolução n° 007/2022 lembrou que a nova comissão não deve fazer perseguição a vereadores de Situação ou de Oposição. E pediu aos futuros membros responsabilidade e dedicação nos trabalhos.

“É da nossa obrigação criar essa Comissão e que essa Comissão faz jus a todos que façam parte desta comissão“, enfatizou. Com a aprovação do projeto, os líderes partidários deverão indicar os integrantes da Comissão de Ética, para que os trabalhos comecem.

Sem autoritarismo

Maria Elena de Alencar (MDB) apoiou o projeto do colega, porém, destacou que alguns pares têm postura autoritária e isso pode ser prejudicial à Comissão. “Que isso não seja instrumento para a gente se sentir coagido. As pessoas precisam fazer o contraditório sem se sentirem desrespeitadas”, afirmou.

Deixe um comentário