Polícia Rodoviária Federal apreende anfetaminas em fiscalizações na Bahia

Durante procedimentos de fiscalização a veículos de carga, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu duas cartelas contendo um total de 29 comprimidos de anfetaminas. As ocorrências foram registradas na sexta-feira (19), em Jequié (BA), e na noite do sábado (20), em Feira de Santana (BA).

Na primeira situação, os policiais encontraram uma cartela contendo 12 unidades de comprimidos da substância ilícita. Já na segunda abordagem, a equipe flagrou uma cartela com 17 comprimidos contendo a mesma substância.

Ressalta-se que as anfetaminas são utilizadas para inibir o sono, aumentando os riscos de acidentes graves, sendo seu uso proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Por se tratar de um crime considerado de menor potencial ofensivo, os policiais lavraram os Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) e encaminharam os procedimentos criminais ao Juizado Especial Criminal local. Os condutores responderão pelo artigo 28 da Lei 11.343/2006 (Lei de Drogas).

O uso desse tipo de droga está muitas vezes associado à condução em excesso de velocidade, perda do controle do veículo, colisões, direção agressiva e desatenta, além da execução de manobras de alto risco.

A PRF alerta que dirigir sob influência de “rebites” é infração gravíssima de trânsito, de acordo com o Artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e pode colocar em risco a vida do motorista e de outras pessoas.

Deixe um comentário