Piscicultores e pescadores artesanais da Bahia celebram comercialização de mais de 162 toneladas de peixe

Piscicultores e pescadores artesanais dos municípios de Sobradinho, Curaçá, Itiúba e Capim Grosso, na Bahia, comemoram o sucesso da comercialização de mais de 162 toneladas de peixe.

Essa conquista é resultado do apoio técnico oferecido pelo projeto Pró-Semiárido, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

A engenheira de Pesca da CAR, Josiane Araújo, destaca a contribuição do projeto na organização da produção, na documentação para participação em pregões eletrônicos e na abertura de novos mercados.

Observando as vendas durante a Semana Santa, ela nota uma mudança em relação ao ano anterior, com menos volume de vendas para prefeituras e mais vendas em atacado, especialmente para feiras livres.

As cooperativas e associações de pescadores recebem assistência técnica especializada, investimentos em estrutura física e formação para melhorar o manejo produtivo, legalização ambiental e gestão financeira.

Neuraci de Jesus Silva, pescadora filiada à Cooperativa de Produção e Comercialização dos Derivados de Peixes de Sobradinho (Coopes), destaca o acompanhamento contínuo da engenheira de Pesca e o apoio do Governo através do Pró-Semiárido.

O apoio aos grupos envolvidos na cadeia produtiva do peixe tem gerado importantes resultados, incluindo melhoria da segurança alimentar, geração de emprego e renda, conservação ambiental e redução da pesca predatória. O investimento do Governo do Estado da Bahia, através do Pró-Semiárido, totalizou R$ 4,3 milhões para fortalecer a atividade de piscicultura em tanques-rede, da pesca artesanal e do sistema de criação de estrutura de ferrocimento.

Deixe um comentário