PF coordena operação em 15 estados contra tráfico e organizações criminosas

A Polícia Federal (PF) coordenou, nesta quarta-feira (18), uma operação integrada de combate ao crime organizado em 15 estados do país.

A ação, realizada por meio das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCOs), tem como alvo grupos envolvidos com tráfico de drogas e armas, lavagem de dinheiro e atuação de facções criminosas.

Ao todo, estão sendo cumpridos 180 mandados de busca e apreensão e 112 mandados de prisão em estados como Pernambuco, Bahia, Ceará, São Paulo, Minas Gerais, Amazonas, entre outros.

As FICCOs atuam no modelo de força-tarefa, reunindo instituições como polícias civis, militares e penais, Polícia Rodoviária Federal, guardas municipais e secretarias de segurança pública, sob coordenação da Polícia Federal.

Pernambuco
No estado, a operação recebeu o nome de Operação Roça e tem como alvo um grupo investigado por tráfico de drogas e armas, além de roubos de carga e lavagem de dinheiro, com atuação no Sertão.

De acordo com a PF, estão sendo cumpridos 49 mandados de busca e apreensão e 15 mandados de prisão temporária, além do bloqueio de ativos financeiros que podem chegar a R$ 5 milhões e restrições sobre bens como imóveis e veículos.

Em diferentes regiões do país, as operações também visam desarticular organizações criminosas com atuação interestadual. Entre as ações, estão investigações relacionadas ao tráfico de drogas, crimes violentos, lavagem de dinheiro e uso de empresas de fachada.

Segundo a Polícia Federal, somente em 2025 as FICCOs realizaram 246 operações, com o cumprimento de mais de 2 mil mandados de busca e apreensão e mais de 1.500 mandados de prisão.

A atuação integrada tem como objetivo ampliar a eficiência no enfrentamento ao crime organizado e fortalecer a cooperação entre os órgãos de segurança pública.

Deixe um comentário