Pernambuco registra menos de mil homicídios no primeiro quadrimestre pela primeira vez em 22 anos

Estado registrou 942 homicídios entre janeiro e abril

Pernambuco registrou, entre janeiro e abril de 2026, menos de mil homicídios pela primeira vez em mais de 20 anos. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social, foram contabilizados 942 assassinatos no período, o menor índice desde o início da série histórica.

Segundo a SDS, o número representou uma redução de 31% em comparação ao ano de 2004, quando começaram os levantamentos oficiais e foram registrados 1.336 homicídios nos quatro primeiros meses do ano.

Os dados também apontaram queda nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs). Pernambuco registrou 9.702 ocorrências no período, considerado o melhor resultado desde o início da série histórica desse indicador. A redução foi de 43,4% em relação a 2011 e de 76,9% quando comparada ao pico registrado em 2017.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, afirmou que os resultados foram impulsionados pelas ações do programa Juntos pela Segurança. Segundo ele, em relação a 2022, o estado apresentou queda de 26,5% nos homicídios e de 42,8% nos roubos violentos.

Apesar da melhora nos índices gerais, os casos de feminicídio continuaram sendo motivo de preocupação. Ainda assim, houve redução nas ocorrências. Entre janeiro e abril deste ano, foram registrados 24 feminicídios, contra 38 no mesmo período do ano passado, representando queda de 36,8%.

A SDS reforçou ainda os canais de denúncia disponíveis para a população, como os números 190, 181 e 0800 081 5001, além do programa 197 Mulher, plataforma digital voltada ao acolhimento e orientação de mulheres em situação de violência doméstica.

Deixe um comentário