Pernambuco: Ligações clandestinas recuperadas em três meses daria para abastecer uma cidade inteira

As ligações clandestinas impactam diretamente na tarifa de energia elétrica de toda uma população. Para se ter uma ideia, somente no primeiro trimestre deste ano de 2022 a Neoenergia Pernambuco conseguiu recuperar em torno de 62 milhões de kilowatts no Estado. Isso equivale a abastecer por um mês o município de Olinda, um dos maiores da Região Metropolitana do Recife.

O combate ao furto de energia é urgente, pois esse desvio irregular impacta diretamente a vida de toda população, que acaba pagando a conta de luz mais alta. “As ligações clandestinas impactam diretamente na tarifa de energia elétrica. A Agência Nacional de Energia Elétrica, que determina esses reajustes tarifários, sinaliza que uma parte dessa perda, realizada através das ligações clandestinas e das gambiarras, seja passado para toda uma população. Então, ao final, não só uma distribuidora perde, mas toda uma sociedade é prejudicada com o aumento da quantidade dessas ligações clandestinas”, explica Gustavo Santos, gerente de operações da Neoenergia Pernambuco.

Além do monitoramento constante, do uso da tecnologia para mapear o consumo de determinadas áreas e as rondas diárias para combater as ligações clandestinas, a Neoenergia precisa contar também com apoio da população. As denúncias feitas pelos canais de comunicação são fundamentais e indispensáveis para auxiliar no melhor fornecimento de energia elétrica para todos.

“O que a gente está buscando junto com a população é o apoio. Quando a gente identifica as ligações clandestinas e faz esse trabalho de combate a esse tipo de ligação é porque, ao final, não apenas a distribuidora é prejudicada, mas toda uma população se prejudica junto com ela. Então, é importante que a população participe junto com a gente, denuncie, faça as sinalizações a partir dos nossos canais de atendimento”, comenta Gustavo Santos.

A Neoenergia disponibiliza para a população uma série de canais para denúncia. De forma anônima, é possível indicar os locais onde estão sendo realizados os chamados ‘macacos’. Para entrar em contato com a Neoenergia, basta acessar o site www.neoenergiapernambuco.com.br, ou falar pelo WhatsApp, adicionando o número (81) 3217-6990 ou acionar por meio do número 116, que é o teleatendimento da Neoenergia.

Deixe um comentário