Pernambuco inicia campanha de vacinação contra gripe neste sábado (28)

A campanha de vacinação contra a gripe terá início neste sábado (28) em Pernambuco, com mobilização em todos os municípios do estado. A ação é coordenada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e busca ampliar a cobertura vacinal entre os grupos considerados prioritários.

Para dar início à estratégia, o estado recebeu 812 mil doses do imunizante enviadas pelo Ministério da Saúde. A distribuição para as cidades pernambucanas começou na última segunda-feira (23).

Dados da vigilância epidemiológica indicam aumento recente nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Até o dia 14 de março, foram contabilizados 885 registros, sendo 138 associados à influenza.

Nesta etapa inicial, a vacinação será voltada principalmente para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais. A meta é imunizar ao menos 90% desse público, estimado em mais de 3,7 milhões de pessoas.

A campanha segue até o dia 30 de maio, e o chamado “Dia D” de mobilização também ocorre neste sábado (28), marcando oficialmente o início das ações em todo o estado.

A vacina disponibilizada é do tipo trivalente, oferecendo proteção contra três cepas do vírus influenza: H1N1, H3N2 e Influenza B.

Segundo a SES-PE, o período entre março e agosto é caracterizado pela maior circulação de vírus respiratórios, como influenza, Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e rinovírus, o que costuma elevar o número de atendimentos e internações, especialmente entre crianças pequenas.

Além da vacinação contra a gripe, o estado também disponibiliza outras estratégias de proteção, como o anticorpo monoclonal nirsevimabe, indicado para bebês prematuros e crianças com comorbidades, e a vacina contra o VSR, voltada para gestantes a partir da 28ª semana.

A orientação é que as pessoas incluídas nos grupos prioritários procurem as unidades de saúde para receber a vacina.

Deixe um comentário