Paulo Afonso: MP apresenta denúncia contra grupo de advogados e juízes alvos da Operação Turandot

Foto: MP/Divulgação

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) recebeu, na quinta-feira (1°), denúncia contra nove investigados na Operação Turandot, deflagrada para combater fraudes milionárias cometidas em processos judiciais em trâmite na Comarca de Paulo Afonso.

A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público do Estado (MP-BA). Segundo o MP, a organização criminosa era formada por juiz aposentado, advogados, serventuários e particulares. Eles foram denunciados por organização criminosa, fraude processual, uso de documento falso, estelionato e lavagem de capitais.

Esse grupo criminoso obtinha informações acerca de correntistas que mantinham valores vultosos em conta corrente e sem movimentação. Posteriormente, as informações eram repassadas aos advogados que integravam o bando, os quais se encarregavam de montar ações judiciais com base em documentos fraudulentos, muitas vezes criando personagens e vínculos de parentesco inexistentes.

“Para garantir o sucesso do golpe, eles buscavam direcionar as ações (também de forma fraudulenta) para uma específica unidade judiciária, na qual contavam com a colaboração criminosa de serventuários e um juiz em Paulo Afonso”, destacaram os promotores de Justiça.

Em uma única ação, os criminosos conseguiram a execução de títulos extrajudiciais superior a R$ 860 mil. A terceira etapa da operação foi deflagrada em junho deste ano.

Deixe um comentário