Outubro Rosa: Hospital Regional de Juazeiro abraça campanha e realiza ações alusivas

Em alusão ao Outubro Rosa, campanha dedicada à conscientização para a prevenção do câncer de mama, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) realizará, nos dias 26 e 27 outubro, uma programação especial, que inclui atividades que discutem a temática e abordam desde os cuidados preventivos até o processo de tratamento.

Na quinta-feira (26) acontecerá, no auditório do sexto andar do prédio da Unacon, a segunda edição do “Encontro Flores do Sertão”, que tem como objetivo tirar dúvidas sobre a doença; ressaltar a importância do autoexame e do exame de mamografia para o diagnóstico precoce e também do tratamento para alcançar a cura. O evento proporcionará ainda um outro momento especial: a troca de vivências entre as pacientes, que compartilharão suas histórias de luta contra a doença.

Médico oncologista da Unacon e organizador do encontro, Josenon Gomes destaca que a troca de experiências entre pacientes fortalece quem está na luta contra a enfermidade. “Compartilhar as vivências durante esse processo é um fator que pode ajudar pessoas que estão em tratamento. E um dos objetivos do evento é colocar frente a frente mulheres que fizeram sua jornada de tratamento na unidade, incluindo quimioterapia, cirurgias e radioterapia, com pacientes que iniciaram o tratamento recentemente e, assim, passar confiança, possibilitando mais leveza à forma como cada paciente vai lidar com todo o processo”, comenta.

Já na sexta-feira (27), a programação é direcionada para a equipe multiprofissional do HRJ, com um momento formativo conduzido pelo médico mastologista Carlos Gustavo Reis. A discussão terá como temática central “Promoção, prevenção e orientações sobre o câncer de mama” e acontecerá, também, no auditório do sexto andar do prédio da Unacon.

De acordo com o oncologista Josenon Gomes, os cuidados preventivos são classificados em dois momentos importantes: prevenção primária e secundária. “A primeira diz respeito aos fatores protetores, como os hábitos alimentares saudáveis, a prática de atividades físicas regulares e a amamentação. A secundária é quando as mulheres realizam o exame de mamografia, que é indicado pelo Ministério da Saúde, deve ser realizado a cada dois anos e tem sido um elemento de suma importância no combate à doença”.

Referência – Desde a inauguração da Unacon, em 2012, o Hospital Regional de Juazeiro, administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), é referência no tratamento do câncer na região do Vale do São Francisco. O complexo atende pacientes de diversos municípios da Bahia e de Pernambuco. Considerando a grande procura pelos serviços oncológicos, o HRJ busca, continuamente, diferentes caminhos para aperfeiçoar o atendimento. Um exemplo disso são os treinamentos ofertados constantemente para a equipe multiprofissional e a recente implantação do serviço de radioterapia, ampliando o leque de serviços oferecidos à população.

Deixe um comentário