Na segunda-feira (29), a Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE-Caatinga) participou de uma operação conjunta com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, 73ª CIPM, 91ª CIPM, PMMG, Polícia Civil de Pernambuco e NIS 5° BPM – Petrolina, resultando na prisão de uma quadrilha especializada no furto de equipamentos de colonoscopia e endoscopia de hospitais em todo o Brasil.
As forças de segurança detiveram o grupo após um furto de quatro equipamentos do Hospital Imaculada Conceição em Petrolina. A quadrilha foi capturada nas proximidades de Capim Grosso, na Bahia, enquanto se deslocava com o material roubado.
O grupo era composto por uma mulher brasileira e três colombianos, que já haviam cometido crimes semelhantes em várias cidades, incluindo Montes Claros (MG) no dia 22/07/2024 e Janaúba (MG) no dia 24/07/2024.
A estratégia utilizada consistia em furtar os equipamentos dos hospitais e, em seguida, enviá-los para um endereço em São Paulo via Correios. O equipamento roubado em Petrolina foi postado na agência dos Correios local, e a encomenda está atualmente retida na central dos Correios em Petrolina, aguardando a formalização dos fatos e autorização judicial para ser devolvida às vítimas.
O caso teve ampla repercussão na mídia. Os acusados, juntamente com o veículo utilizado nos crimes, foram apresentados à Delegacia de Polícia Civil em Petrolina para que sejam tomadas as medidas legais apropriadas.