Operação ‘Piemonte’ desmonta esquema criminoso de desvio de verba pública na Bahia

Nesta terça-feira (18), a Polícia Federal (PF) em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU) deflagrou a Operação ‘Piemonte’, destinada a combater um grupo criminoso especializado em desvio de verba pública, fraude em licitações, corrupção, lavagem de dinheiro e sonegação de impostos.

A ação cumpriu 24 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal da Seção Judiciária da Bahia, nas cidades de Juazeiro, Ourolândia, Capim Grosso, Várzea Nova e Filadélfia, todas no norte do estado.

Além disso, houve o sequestro de bens, bloqueio de contas e afastamento dos servidores públicos envolvidos.

O esquema criminoso envolvia ex-gestores, vereadores, funcionários públicos, empresários, políticos e particulares das cidades de Jacobina, Capim Grosso, Filadélfia, Várzea Nova e Ourolândia.

As investigações revelaram um intrincado esquema de fraude em licitações, particularmente no ramo de locação de veículos. Os envolvidos pagavam propinas a servidores e pessoas politicamente expostas, utilizando um elaborado esquema de lavagem de dinheiro que incluía a compra de veículos de luxo e transferências de grandes quantias a laranjas e testas de ferro.

Os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa, fraude à licitação, desvio de recursos públicos, sonegação de impostos e lavagem de capitais. A operação visa não apenas a punição dos responsáveis, mas também a recuperação dos recursos desviados, reforçando o compromisso das autoridades com a integridade da gestão pública e a transparência.

Deixe um comentário