A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira (12) a Operação Metástase, que foi realizada nos estados do Ceará, Pernambuco e Paraíba, mirando uma associação criminosa de caráter miliciano, com características de grupo de extermínio.
Segundo as investigações, o grupo atuava em Salgueiro, Serra Talhada, Ouricuri e Pernambuco, no Sertão de Pernambuco, cometendo homicídios e outras condutas consideradas ilícitas pela polícia.
Foram cumpridos 16 mandados de prisão temporária e 17 mandados de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares, a exemplo do sequestro de bens dos principais investigados. Um dos alvos é um político da Câmara Municipal de Parnamirim.
Ainda segundo a PF, os crimes investigados são de associação para constituição de milícia privada, homicídio, agiotagem, extorsão, segurança privada ilegal e jogos de azar, cujas penas ultrapassam os 40 anos de reclusão. Todos os presos passarão por audiência de custódia e posteriormente serão encaminhados para o Centro de Reeducação da Polícia ou ao Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna.