“Não há possibilidade de efetuar os pagamentos”, afirma Campus Juazeiro do IFBA sobre cortes de orçamento do MEC

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) do Campus Juazeiro emitiu uma nota à imprensa, afirmando que após os cortes anunciados pelo Ministério da Educação (MEC), a instituição está praticamente parada.

“A Conta Limite de Saque do Campus Juazeiro que paga os Auxílios da Assistência Estudantil e Iniciação Científica, está praticamente zerada, não há possibilidade de efetuar os pagamentos, referentes, aos meses de Novembro e nem Dezembro. No momento, a orientação que temos é sobre a não descentralização de recursos financeiros até o momento, impactando na impossibilidade de realizarmos os pagamentos dos auxílios por ora“, informa o instituto.

Os cortes do MEC aconteceram entre o final de novembro e começo deste mês, atingindo todas as instituições de ensino federais do país, entre universidades e IFs. Confira a seguir a nota completa do IFBA:

“NOTA DA DIREÇÃO DO IFBA CAMPUS JUAZEIRO

A Direção-Geral do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Juazeiro, divulga informações sobre a situação dos pagamentos da Assistência Estudantil e Bolsas de Iniciação Científica e de Extensão referentes, assim como várias outras despesas do Campus, referentes ao mês de novembro de 2022 e a respeito da folha de dezembro a ser liquidada.

O IFBA recebeu um Comunicado SIAFI 2022/3095354, encaminhado pela SPO/MEC, no dia 01/12/22, informando que as unidades vinculadas ao MEC somente podem efetuar pagamentos com os recursos que já possuíam em suas disponibilidades financeiras e que não seria possível a Setorial Financeira do Ministério efetuar novas liberações de recursos para as despesas discricionárias durante o mês de dezembro.

Desse modo, a Conta Limite de Saque do Campus Juazeiro que paga os Auxílios da Assistência Estudantil e Iniciação Científica, está praticamente zerada, não há possibilidade de efetuar os pagamentos, referentes, aos meses de Novembro e nem Dezembro. No momento, a orientação que temos é sobre a não descentralização de recursos financeiros até o momento, impactando na impossibilidade de realizarmos os pagamentos dos auxílios por ora. 

Nós estamos cientes sobre as consequências que esse bloqueio trouxe aos estudantes e o grande transtorno causado por ele a essa altura do ano letivo.

Dessa forma, a Reitora convocou o Conselho de Dirigentes do IFBA (CODIR) para uma reunião, para que tomemos decisões conjuntas sobre essa gravíssima situação causada por esse último bloqueio do Governo Federal”.

Deixe um comentário