Mutirão de cirurgias de catarata em Petrolina fecha com 2,5 mil procedimentos feitos

Mais de 2.500 pessoas tiveram suas vidas transformadas através de um grande mutirão de cirurgias de catarata realizado pela Prefeitura de Petrolina. Durante oito dias, uma força-tarefa com mais de 300 pessoas foi montada para atender pacientes das áreas rural e urbana. A ação atendeu pessoas acima de 50 anos, que estavam aguardando a cirurgia de catarata e outras doenças oftalmológicas.

Durante o período, foram realizados 25 mil atendimentos. O mutirão possibilitou um aumento no número de cirurgias, resultando na redução da demanda reprimida existente no município e, a partir de agora, garantir um novo ritmo no atendimento às demandas para oftalmologia.

A ação integra o maior pacote de investimentos em saúde dos últimos anos e foi acompanhada de perto pelo prefeito. O prefeito Simão Durando foi abraçado por muitos dos pacientes que aguardavam há anos por uma cirurgia. No contato com os beneficiados, o gestor ficou emocionado com os resultados propiciados pela ação para milhares de petrolinenses.

“Hoje foi um dos dias mais gratificantes que tive desde que assumi essa missão. Estou muito emocionado. Foram momentos que ficaram marcados na história de Petrolina, mas principalmente na memória de cada um desses pacientes que foram beneficiados. São pessoas que, a partir de agora, terão suas vidas transformadas. Acompanhei de perto cada etapa dessa grande ação. Ouvi os relatos das pessoas que já não enxergavam mais e agora voltaram a ver seus filhos e netos. Isso não tem preço. É o que nos motiva a trabalhar todos os dias. Por trás de cada cirurgia existe uma pessoa, uma história, uma vida que foi transformada e que ganhará novos capítulos daqui por diante. É emocionante ver que o nosso trabalho tem poder de mudança e, sobretudo, permitindo às pessoas uma melhor qualidade de vida”, destaca o prefeito.

Emoção

Dona Ana Maria, de 65 anos, não conseguiu esconder a emoção e a felicidade em voltar a enxergar. “A minha expectativa de realizar essa cirurgia era só para o ano que vem. Eu ia pedir um dinheiro emprestado pra fazer, mas chegou como presente de Natal. Aqui foi tudo perfeito. Fui bem tratada desde a triagem até a cirurgia. A partir de agora vida nova”, celebrou. Quem também comemorou o retorno da visão foi Pedro de Souza, de 70 anos, morador do Nova Petrolina. “Tinha quase um ano com a documentação na espera para fazer de um olho e aí, Deus abençoou e chegou logo foi tudo de uma vez. Fiz dos dois olhos. Eu não via mais nada, só via o vulto, agora já estou enxergando. Hoje é dia de festa“, relatou.

Deixe um comentário