Municípios gastam bilhões com estradas vicinais enquanto repasses federais são insuficientes, aponta CNM

Um levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgado nesta terça-feira (12) mostra que os municípios brasileiros gastam cerca de R$ 3,6 bilhões por ano na manutenção de estradas vicinais, enquanto os repasses federais para essa finalidade somam apenas R$ 371 milhões anuais, totalizando cerca de R$ 11 bilhões nos últimos 30 anos.

A insuficiência de recursos compromete a mobilidade da população rural, o escoamento da produção agrícola e o desenvolvimento econômico local.

A pesquisa, que analisou dados de 2,6 mil municípios (46% do total do país), revelou que o custo médio anual de manutenção chega a R$ 10,9 mil por quilômetro de estrada vicinal, sendo maior na região Norte, com R$ 14,3 mil/km. Considerando toda a malha vicinal do país, estimada em 2 milhões de quilômetros, os gastos anuais alcançam R$ 20,4 bilhões.

Quando incluído o tratamento ambiental adequado das vias, o custo médio sobe para R$ 36 mil por quilômetro, o que elevaria a necessidade de investimentos a R$ 70,9 bilhões apenas nos municípios que participaram da pesquisa.

“Grande parte da malha viária do país é constituída de estradas vicinais e a manutenção é de responsabilidade dos municípios. A falta de recursos compromete direitos sociais básicos da população e prejudica o desenvolvimento local e nacional”, alertou o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

Deixe um comentário