Multado por compartilhar pesquisa falsa, Capitão Alencar admite erro, mas se diz vítima da situação

Foto: Nilzete Brito/Ascom CMP

Após ser multado por compartilhar uma pesquisa eleitoral falsa, o vereador Capitão Alencar (Patriota) subiu à Tribuna da Câmara de Vereadores de Petrolina na terça-feira (18), para comentar sobre o tema. “Quero dizer que o vereador Capitão Alencar, o professor Capitão Alencar, o advogado Capitão Alencar, o cidadão Capitão Alencar não posta fake news. O Capitão Alencar segue as leis em geral, costumeiramente, dioturnamente sou inclusive um combatente dessas postagens. Quero aqui dizer que poderei pagar, porque estarei recorrendo da decisão e a respeito totalmente”, afirmou.

Segundo Alencar, ele é vítima da situação e não promoveu enquete. “Quero dizer que tão somente uma vítima, porque em momento algum aqui deixo meu dispositivo à perícia, em momento algum este vereador, este cidadão manipulou ou fez uma enquete, não vou nem dizer pesquisa”, ressaltou. Ele reconheceu o erro de postar o resultado, mas disse que compartilhou os números por ter recebido de alguém do próprio grupo.

Entenda o caso

A desembargadora Virgínia Gondim Dantas, da Justiça Eleitoral, determinou que Alencar remova das redes sociais uma publicação de uma falsa pesquisa eleitoral, mostrando a candidata Raquel Lyra (PSDB) na liderança do 2º turno em Pernambuco.

A decisão também aplicou multa de R$ 53.205. Segundo a desembargadora Virgínia Gondim Dantas, a postagem de Capitão Alencar contribuiu para “a disseminação de dados que não correspondam à realidade e que exercem influência (o citado efeito manada) na opinião do eleitorado”.

Deixe um comentário