Miguel Coelho propõe contratar 2 mil policiais penais para reduzir déficit do sistema penitenciário

Miguel Coelho (União Brasil), candidato ao governo de Pernambuco, disse que, se for eleito, pretende contratar ao menos 2 mil policiais penais, para reduzir o déficit de vagas para detentos no sistema penitenciário (veja vídeo acima). Ele foi o último entrevistado ao vivo pela apresentadora Clarissa Góes, na série do g1 que começou na segunda-feira (22).

Em 2021, Pernambuco tinha 1.598 policiais penais, com 402 cargos vagos. Há, atualmente, 13,8 mil vagas nos presídios estaduais, mas há 34,5 mil presos, o que resulta num déficit de mais de 20 mil vagas. Para Miguel Coelho, contratar policiais penais é uma forma de reduzir esse problema.

Segundo Miguel Coelho, os novos policiais penais atuariam no Presídio de Itaquitinga, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, que começou a ser concluído em 2010 e ainda não foi concluído, funcionando parcialmente.

“Lá tem uma capacidade pra receber entre 12 e 14 mil presos e só recebe dois, hoje. Sabe por quê? Por falta de efetivo da polícia penal. Se a gente contratar mais 2 mil policiais penais para poder cuidar do de Itaquitinga, a gente consegue aumentar 10 mil novas vagas de detentos. Isso resolve quase que um terço do nosso déficit”, disse.

Deixe um comentário