Um menino de 9 anos fugiu de casa em Manaus na manhã deste sábado (26) e foi encontrado no fim do dia no aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, a cerca 2.700 quilômetros em linha reta da capital amazonense.
As investigações da Polícia Civil apontam que a criança pegou um ônibus até o aeroporto, onde conseguiu driblar os sistemas de segurança e embarcar sozinho em um voo da companhia aérea Latam com destino à cidade da Grande São Paulo.
Segundo o Jornal Folha de São Paulo, a criança foi encontrada quando o avião já estava em trânsito após a companhia aérea perceber que ela estava desacompanhada. A Latam acionou a Polícia Federal e o Conselho Tutelar, que buscaram informações sobre a criança, que desembarcou em Guarulhos às 21h09.
A família já havia registrado um boletim de ocorrência sobre o desaparecimento do menino e, até então, estava sem informações sobre ele. O caso foi investigado pela Polícia Civil do Amazonas, que constatou que a criança agiu sem a ajuda de adultos e, antes de partir, realizou pesquisas na internet sobre como entrar em um avião sem ser percebida.
A Polícia Civil ainda informou que “a criança não tem histórico de violência familiar e, durante oitivas, a mesma informou que o motivo da viagem seria o desejo de morar em São Paulo, com outros familiares”.