Menina de 3 anos é transferida de helicóptero após ter problemas respiratórios

Uma menina de 3 anos foi transferida de helicóptero, no sábado (1º), do distrito de Camela, em Ipojuca, no Grande Recife, para o Hospital Regional de Palmares, na Zona da Mata Sul do estado. A criança foi atendida pela equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e transferida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A menina, segundo a PRF, apresentava insuficiência respiratória. Devido à gravidade do caso, a central de regulação do Samu acionou a equipe aeromédica da PRF. A criança e mãe embarcaram no helicóptero e, depois de 15 minutos, desembarcaram em Palmares.

O estado enfrenta uma crise de superlotação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para bebês e crianças com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Por causa disso, transferências têm sido feitas para atender os pacientes em maior gravidade.
O g1 perguntou à Secretaria Estadual de Saúde (SES) se a menina estava com Srag, o porquê da transferência para o interior e quantas crianças estão esperando por um leito de UTI, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

Entenda a cris

A superlotação das UTIs infantis e neonatais fez com que a governadora Raquel Lyra (PSDB) decretasse, no dia 21 de junho, emergência em saúde pública por 90 dias, devido ao aumento de casos de Srag. A fila por um leito chegou a ter mais de 80 crianças e bebês em espera. Um bebê de 2 meses também foi transferido de helicóptero, na terça (27), de Olinda para o Hospital de Palmares por conta de um quadro grave de bronquiolite. Foram 10 dias de espera por vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) até ocorrer a transferência.

G1 Pernsambuco

Deixe um comentário