Mais de trinta produtores de Petrolina e do Vale do São Francisco estão participando da Fruit Attraction, um dos maiores eventos mundiais dedicados à comercialização de frutas, legumes e novas oportunidades nos mercados globais.
O evento ocorre em São Paulo, até quinta-feira (27), e reúne produtores de todo o Brasil e América Latina.
O presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, destacou a participação significativa da região do Vale do São Francisco. Ele destacou o papel do Sebrae na organização, enfatizando a importância da união entre os produtores. “Hoje, vieram, através do Sebrae, lá da região do Vale do São Francisco, mais de trinta produtores; do Distrito Federal, mais de quarenta produtores. E eu quero aqui incentivar a esses produtores que vieram aqui, aos pequenos, que eles não dependem de Guilherme, nem da Fiera Milano, nem do Governo, eles precisam se fortalecer, fazer associações, cooperativas e eles vão se tornar mais fortes que qualquer grande produtor de frutas. Mas é importante a união, é importante saber que o mundo quer nossas frutas, nós temos o que o mundo não tem, é uma região chamada semiárido”, afirmou Guilherme.
Organizado pela Ifema Madrid e Fiera Milano Brasil, a Fruit Attraction tem como objetivo fortalecer o setor de frutas e hortaliças, criando um ambiente propício para diálogo entre produtores, consumidores e poder público. O evento é um espaço de negócios e inovação, com rodadas de negócios promovidas pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que, no ano passado, resultaram em US$ 2,68 milhões em exportações.
Expectativas para a edição de 2025 são otimistas. Com 45 compradores internacionais de 21 países, o evento tem como objetivo aumentar em até 15% a geração e prospecção de negócios. Além disso, a Fiera Milano Brasil espera um público de 16 a 18 mil participantes.
A Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (SDA) de Pernambuco também está presente no evento, destacando as boas práticas agrícolas sustentáveis adotadas pelos produtores do estado. O estande de Pernambuco, localizado nas ruas D e E do evento, oferece uma ampla representação da produção local e das oportunidades de negócios.
Em sua segunda edição, a Fruit Attraction já se consolida como um dos principais eventos do setor, reunindo cerca de 400 marcas nacionais e internacionais. O evento também promove o Fruit Fórum, um espaço dedicado ao conhecimento e inovação, onde especialistas discutem os desafios e oportunidades no mercado de frutas e hortaliças, incluindo a importância das novas tecnologias, como big data, rastreamento, automação e inteligência artificial.
Este encontro é uma excelente oportunidade para Petrolina e o Vale do São Francisco consolidarem ainda mais a sua presença no mercado internacional, promovendo o crescimento do setor agrícola da região e destacando seu potencial para a produção e exportação de frutas.
As informações são do G1 Petrolina