Mais de 110 profissionais de Saúde Bucal são capacitados em Petrolina

Na última sexta-feira (17), mais de 110 profissionais dentistas e auxiliares de Saúde Bucal participaram de uma capacitação ministrada pelo Doutor em Odontopediatria de São Paulo, Júlio Bassi.

A ação foi uma parceria da Prefeitura Municipal de Petrolina com o programa “Um Sorriso do Tamanho do Brasil“. Os profissionais da rede municipal realizaram atendimentos para cerca de 100 crianças que passaram por avaliações e procedimentos realizados pelos dentistas.

Com as técnicas apresentadas aos profissionais,  foi possível atender os pacientes mirins sem a necessidade de realizar procedimentos invasivos que podem ser feitos fora dos consultórios, isso proporciona maior número de atendimentos no dia.

Para o Dr Júlio Bassi, não é necessário usar o espaço físico do consultório para atender todas as demandas dos pacientes. “Essa técnica não é tão nova, mas  é um tratamento restaurador não traumático. Isso porque não usa necessariamente o espaço físico do consultório. Então, o profissional tem alternativas para poder também atender um maior número de pacientes. O procedimento é chamado de não traumático porque a gente remove todo o tecido com cárie apenas com instrumentos manuais, isso gera conforto para o paciente“, explicou.

Outra novidade apresentada aos profissionais, foi o novo sistema de material que é o ionomero de vidro em cápsula, que é uma restauração feita após a retirada da cárie, em especial, no público infantil. “Essa técnica favorece a praticidade da aplicação do produto e rapidez. Aqui em Petrolina os dentistas estavam bem ávidos a trabalhar com esse material e foi super produtivo. Quero parabenizar o município que está a frente de outras cidades onde adquiriu uma tecnologia com material de ponta e com qualidade”, acrescentou Bassi.

A capacitação foi uma parceria com o Programa Um Sorriso do Tamanho do Brasil e a empresa SDI.  Petrolina foi contemplada com essa qualificação por conta das ações e projetos desenvolvidos e reconhecidos nacionalmente. Para a diretora de Saúde Bucal, Roberta Teixeira, o objetivo de qualificar os profissionais é poder proporcionar aos pacientes melhor tratamento com técnicas inovadoras.

“Foi uma dia muito produtivo. Além de capacitarmos os nossos profissionais com técnicas importantes, que reduzem o tempo de atendimento e garantem assistência a um maior número de pacientes, colocamos em prática as técnicas  que são utilizadas diariamente. Os atendimentos espontâneos superaram nossa expectativa inicial, que era de 50 crianças, e chegamos a quase 100 atendimentos. Isso é, sem dúvida, o reconhecimento e confiança da população nos serviços de saúde bucal que estamos levando para os quatro cantos da cidade, como sempre nos tem incentivado o prefeito Simão Durando”, explicou.

Deixe um comentário