
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), tem sido aconselhado por interlocutores próximos a levar à Mesa Diretora, até a próxima quarta-feira (17), a definição dos processos que envolvem os deputados Alexandre Ramagem (PL-RJ) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
A avaliação, segundo relatos publicados nesta segunda (15), é de que a Mesa teria respaldo para concluir os casos por via administrativa, em linha com entendimentos já adotados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre perda de mandato em situações específicas.
No caso de Eduardo Bolsonaro, a discussão envolve um procedimento por excesso de faltas. Reportagens apontam que ele foi notificado para apresentar manifestação dentro do prazo, e a decisão final caberia à Mesa.
Já Alexandre Ramagem também está no centro de um processo de perda de mandato associado a desdobramentos no STF, em meio ao debate sobre qual rito deve ser seguido dentro da Câmara.
Ainda conforme as informações divulgadas, há expectativa entre aliados de que ambos possam optar por renunciar, como fez a deputada Carla Zambelli (PL-SP), que comunicou à Câmara sua renúncia no domingo (14), após decisão do STF relacionada à perda do mandato.
Por outro lado, líderes do Centrão e do PL defendem o adiamento das deliberações para 2026, mantendo o tema em discussão entre Mesa e lideranças partidárias.



