Inflação surpreende mercado e taxa de juros pode ser revista

O mercado foi surpreendido nesta quarta-feira (7) com a desaceleração do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que caiu 0,23% em maio. E segundo economistas ouvidos pela CNN Brasil, a inflação pode ser revista para baixo após os dados apresentados pelo IBGE.

“Os dados apresentados trouxeram uma magnitude muito positiva e tendem, sim, a trazer um viés muito positivo em termos de reajuste das expectativas do mercado para a inflação de 2023”, afirma Carla Argenta, economista-chefe da CM Capital.

O IPCA é o índice de inflação oficial do Brasil. O dado é monitorado pelo IBGE e considerado pelo governo para calibrar a política econômica e manter os preços dentro do regime de metas.

O resultado, ao contrário do que veio em abril, foi muito mais animador pelo caráter mais generalizado. A gasolina caiu e ela pesa. Essa queda contribuiu para a recuo de maio. Mas só isso não sustentaria esse resultado do índice, porque o efeito foi generalizado. Mesmo tirando isso, o que fica mostra tendência de generalização”, explica o economista André Braz.

Deixe um comentário