Ibovespa – O que é e a sua importância no mercado


Pode até já ter ouvido falar da bolsa de valores e da métrica Ibovespa, mas qual será a sua importância? Se este é um assunto que lhe suscita algum interesse, mas não sabe onde procurar informação, este artigo vai ajudá-lo.

O que é Ibovespa

O Ibovespa é um dos principais indicadores da bolsa de valores brasileira. Podemos referir-nos a esta métrica como um termômetro usado pelos investidores para perceberem como está o cenário no mercado e se desejam atuar sobre ele.

Desde que a bolsa de valores se tornou mais acessível através do aparecimento de plataformas de negociação que permitem negociar nela, indicadores como Ibovespa se tornaram mais populares, principalmente para os negociadores que usam a análise técnica como os fibonacci trader que procuram saber  onde se localizam os suportes, isto é, onde os preços páram de cair e as resistências, onde os preços não conseguem subir.

Como o Ibovespa é composto atualmente por 60 empresas dos mais diversos setores, como Vale, Banco       Itaú, ou Petrobras, o comportamento dele é um ótimo indicador do estado da economia brasileira.

Porque Ibovespa é o termômetro do mercado brasileiro?

Este é um indicador que capta em tempo real as oscilações do mercado. Isso significa que qualquer impacto, no sentido positivo ou negativo, como uma notícia que afeta o panorama nacional, pode refletir no comportamento do índice.

É importante lembrar que este índice é composto por 60 empresas de setores diferentes, o que significa que o comportamento do índice não diz respeito a uma empresa em específico, mas ao conjunto. Claro que se uma grande empresa estiver em queda o índice poderá sofrer alterações, mas as pequenas oscilações não farão grande diferença.

É por isso que se se desejar entender como está o estado de uma empresa em específico, o melhor é mesmo analisá-la individualmente.

O que faz com que a Ibosvespa suba ou caia?

Notícias que dão conta do comportamento do índice Ibovespa são comuns, mas o que será que faz este índice subir ou cair?

Já sabemos que ele é composto por várias empresas de vários setores e que é um ótimo indicador do estado da economia brasileira, isso nos ajuda a perceber se o país se encontra numa fase positiva, ou pelo contrário, enfrenta alguns desafios.

As oscilações do índice estão bastante relacionadas com o comportamento dos investidores, por vezes mais até do que as próprias alterações do mercado. Por exemplo, se um determinado acontecimento for suficientemente grande para alterar a confiança dos investidores eles vão agir sobre isso, traduzindo-se numa oscilação do mercado. Essa oscilação pode ser pequena, ou pode ser enorme como um acontecimento ao nível mundial, por exemplo, que leva a que quase todos os investidores reajam perante ele.

Além disso, o Ibovespa tem uma relação com o valor do dólar, já que quando a economia brasileira está em queda, os investidores tendem a se voltar para ativos de menor risco e alta liquidez, como o dólar.

Todas estas alterações podem ser difíceis de prever e por isso é que surgem diversas discussões acerca da melhor estratégia de negociação, cada vez com maior foco no lado emocional, principalmente em momentos em que o mercado se desloca para um sentido que não era esperado.

É exatamente por isso que áreas como psicologia do trader têm vindo a aumentar para estudar e auxiliar os negociantes a compreender como as suas emoções podem influenciar os seus comportamentos face ao mercado.

Ibovespa é um dos indicadores mais importantes da bolsa de valores brasileira, mas compreender o mercado financeiro vai bem além de entender este indicador. Sendo esta uma área cada vez mais globalizada são muitos os que procuram entender qual a melhor estratégia de negociação.

Deixe um comentário