HU-Univasf/Ebserh oferta cerca de 300 exames, consultas e cirurgias no maior mutirão da história do SUS com foco na saúde da mulher

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) realizará, neste sábado (21), uma série de atendimentos por meio do “Dia E – Ebserh em Ação”.

A iniciativa acontece em parceria com os ministérios da Educação e da Saúde e será realizada simultaneamente em hospitais universitários de todo o país.

A ação prevê a realização de cirurgias eletivas, consultas, exames e procedimentos terapêuticos, integrando o maior mutirão já realizado no Sistema Único de Saúde (SUS) com foco na saúde da mulher. Em todo o Brasil, são esperados mais de 42 mil atendimentos.

No HU-Univasf, a expectativa é atender cerca de 300 pacientes, que serão encaminhados por meio da regulação das secretarias de saúde. Entre as áreas atendidas, a ortopedia aparece como uma das mais demandadas, além da ampliação de exames diagnósticos.

Segundo a direção da unidade, o objetivo é reduzir filas e ampliar o acesso da população a serviços especializados, especialmente em áreas com maior demanda reprimida.

Além das atividades no hospital e na Policlínica da Univasf, o mutirão contará com uma ação no River Shopping, das 10h às 14h, com serviços como aferição de pressão arterial, testes de glicemia e creatinina, além de orientações de saúde.

A iniciativa faz parte do programa nacional “Ebserh em Ação”, que busca ampliar a oferta de atendimentos no SUS e reduzir o tempo de espera por procedimentos. Em 2025, edições anteriores do programa realizaram cerca de 100 mil atendimentos em todo o país.

Deixe um comentário