
Triunfo é ponto fora da curva. (Foto: Internet)
A água da Adutora do Pajeú é captada no Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, em Sertânia, e distribuída para os distritos e sedes de Pernambuco e da Paraíba.
A primeira fase da segunda etapa do Sistema Adutor do Pajeú foi inaugurada em outubro de 2020, em São José do Egito. A estrutura conta com 193,4 quilômetros e tem sete estações de bombeamento, além de sete reservatórios apoiados. O valor total de investimento federal no empreendimento é de R$ 245 milhões, por meio do Dnocs.
A segunda fase da segunda etapa, que contempla as obras no Ramal do Triunfo, irá atender oito cidades de Pernambuco (Betânia, Brejinho, Iguaracy, Ingazeira, Santa Terezinha e Tabira, além de Santa Cruz da Baixa Verde e Triunfo) e 11 da Paraíba (Imaculada, Desterro, Livramento, São José dos Cordeiros, Tapeorá, Teixeira, Cacimbas, Água Branca, Matureia, Mãe d’Água e Juru).
Ramal do Agreste
Em fevereiro, o estado de Pernambuco deu outro importante passo para garantir segurança hídrica. Na ocasião, o presidente Jair Bolsonaro e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, estiveram presentes no início dos testes do Ramal do Agreste.
A estrutura, em conjunto com a Adutora do Agreste, vai distribuir a água do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco para até 2,2 milhões de pessoas. O acionamento das comportas do primeiro trecho (chamado de Marco 1) foi realizado no reservatório de Barro Branco, em Sertânia.