
Cerca de 1,63 milhão de pessoas deverão ser beneficiadas em todo o Estado com descontos de 55% nas contas de água e esgoto, com início em 2025
Serão elegíveis as famílias inscritas no CadÚnico ou no Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de moradores de habitacionais populares do programa Minha Casa, Minha Vida na Faixa 1 (urbano e rural).
O anúncio foi realizado em evento na sede da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), no Recife, e contou com a presença da governadora Raquel Lyra, da vice-governadora Priscila Krause, além de outras autoridades estaduais e municipais.
A nova tarifa social entrará em vigor no primeiro trimestre de 2025, após a aprovação pela Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe). Os beneficiários serão inscritos automaticamente pela Compesa, sem a necessidade de requerimento, facilitando o acesso ao benefício.
“A Compesa vai identificar esses beneficiados e implantar no seu sistema, desburocratizando para os cidadãos. Esse será um benefício para essa população em todos os municípios, para quem mais precisa”, destacou o presidente da Compesa, Alex Campos.
De acordo com a Compesa, a medida foi viabilizada após um amplo estudo desenvolvido desde 2023, que incluiu uma revisão tarifária de 9,88%. Esse reajuste será aplicado a todos os consumidores em 2025, destinando 8,72% para a implementação da nova tarifa social e 1,16% para ajustes inflacionários.
Além disso, a proposta mantém a Tarifa Social vigente, que será renomeada como “Tarifa de Vulneráveis”, atualmente beneficiando cerca de 200 mil pessoas. Com a nova estrutura, quase 25% dos consumidores da Compesa terão acesso a tarifas sociais.
A Compesa já apresentou a proposta à Arpe, e a implementação da nova tarifa depende de sua aprovação. A expectativa é que a medida contribua para ampliar o acesso aos serviços de saneamento básico e promover maior equidade no uso dos recursos hídricos.