Governo da Bahia aplica novos reajustes para servidores da saúde

O governo da Bahia iniciou a aplicação de novas parcelas de reajuste salarial para servidores da área da saúde, conforme previsto na Lei nº 14.893 e no Projeto de Lei nº 25.918. As medidas integram a política de recomposição remuneratória da categoria, com ganhos que podem chegar a 13,63%.

Para os profissionais do Grupo Ocupacional Serviços Públicos de Saúde (GOSPS), estão previstas duas parcelas em 2026: 4% a partir de março e 2,5% a partir de junho, compondo o reajuste escalonado.

Já os servidores do Grupo Administrativo da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que inclui carreiras como analista técnico, auxiliar administrativo, técnico administrativo e jornalista, também serão contemplados com reajustes diferenciados.

Para auxiliares e técnicos administrativos, está previsto aumento de 5,45% em abril de 2026, totalizando ganho acumulado de 12,96%. No caso de analistas técnicos e jornalistas, o reajuste será de 8,96% no mesmo período, com o mesmo percentual acumulado.

Os jornalistas também terão reajustes adicionais em gratificações, incluindo a Gratificação por Competência (GPC). Para cargos comissionados, o aumento será de 5% em abril, dentro de um ganho acumulado de 10,25%.

Além disso, será aplicado em março de 2026 um reajuste de 4% na Gratificação de Incentivo ao Desempenho (GID), que compõe a remuneração dos servidores da saúde.

Segundo o governo, os reajustes serão incorporados automaticamente à folha de pagamento, conforme o calendário de cada categoria. As medidas também se estendem aos servidores inativos, respeitando as regras vigentes à época da aposentadoria.

Deixe um comentário