
Em Petrolina, a prefeitura informou que está verificando o estoque e que aguarda um posicionamento da Secretaria de Saúde de Pernambuco. (Foto: Ilustração)
O Ministério da Saúde aprovou na última quinta-feira (17), a aplicação vacina de HPV em homens e mulheres com até 26 anos. A novidade pode ser aplicada apenas nos municípios que tenham estoque com prazo de validade até setembro.
A decisão foi divulgada durante a reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), composta por representantes do governo federal, estados e municípios. A medida é de caráter temporário e tem, segundo a pasta, o objetivo de evitar um possível desperdício de doses que permaneçam nos estoques dos municípios.
A partir desta sexta-feira (18), a vacina poderá ser aplicada em homens e mulheres com até 26 anos. O esquema vacinal conta com três doses, com intervalo de dois e seis meses. As pessoas que tomarem a primeira dose neste período, excepcionalmente, terão as duas doses subsequentes garantidas no Sistema Único de Saúde (SUS).
Em Petrolina, a prefeitura informou que está verificando o estoque e que aguarda um posicionamento da Secretaria de Saúde de Pernambuco, para o procedimento adequado ao município.
Com informações do FolhaPE