Frente parlamentar de combate ao racismo da Alepe inicia trabalhos em Pernambuco

A Frente Parlamentar de Combate ao Racismo da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) deu início aos seus trabalhos nesta terça-feira (14), com o propósito de criar leis e implementar ações em prol da luta contra a discriminação racial.

Na reunião de instalação, o coordenador do grupo, deputado Doriel Barros (PT), destacou a origem centenária do preconceito no Brasil, proveniente da escravidão, enfatizando que o país foi o maior território escravista do hemisfério ocidental e o último a abolir o trabalho escravo.

Entre os encaminhamentos e sugestões para o plano de trabalho do novo colegiado estão a realização de escutas das comunidades negras em todas as regiões do Estado, a interlocução com a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) para diagnosticar quais municípios têm políticas públicas para a igualdade racial, a atualização do Plano Pernambuco Quilombola e a elaboração de um levantamento da legislação pernambucana relacionada ao combate ao racismo.

O deputado Doriel Barros apresentou dados do IBGE que evidenciam uma maior incidência de desemprego entre pessoas pretas e pardas em 2023. Ele ressaltou a importância do espaço para a escuta, debate e formulação de propostas que possam contribuir para a construção de uma sociedade justa e igualitária, livre de todas as formas de discriminação.

O professor Severino Lepê Correia, militante do movimento negro, elogiou a iniciativa parlamentar e destacou o pioneirismo do curso de formação Alepe Antirracista, coordenado por ele, com o objetivo de sensibilizar os funcionários do Poder Legislativo. O promotor de Direitos Humanos do Ministério Público de Pernambuco, Westei Conde, comentou sobre a manutenção do racismo estrutural e a condição subalterna dos negros e negras nos espaços de poder do país.

A reunião contou com a presença de representantes de diversas entidades, incluindo a Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), Rede de Afroempreendedores, Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape) e Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe).

Deixe um comentário